Bem vindos a página oficial do “1º Encontro Internacional de Jiu-jitsu Educacional – E-BJJ”, evento formativo de cunho acadêmico, organizado pela Alfabetos Ensino de Esporte.
O tema do nosso primeiro “E-BJJ” é “O potencial do Jiu-jitsu educacional para crianças e adolescentes“, com o objetivo de debater e difundir a implementação do Jiu-jitsu brasileiro na escola.
Apoio
Justificativa
A rica relação entre esporte e educação ainda é, infelizmente, ignorada por uma parcela significativa dos gestores escolares, independente da modalidade. Essa afirmação se prova verdadeira quando testemunhamos o modo como a Educação Física vem sendo ofertada durante a pandemia do Covid-19, a partir do impacto do fechamento físico das escolas.
O descaso é tão explícito que a Unesco emitiu uma série de documentos-ação, em fevereiro deste ano, sob a bandeira, “Em forma para a vida (Fit for life)”. Os documentos-ação chamam atenção para a “pandemia do sedentarismo”, e faz um apelo aos países: Invistam em Educação Física de qualidade.
Se analisarmos particularmente o lugar da modalidade esportiva do Jiu-jitsu brasileiro na escola, veremos um problema ainda maior. O espaço dedicado ao Jiu-jitsu brasileiro nas atividades de Educação Física da Educação Básica ainda é incipiente.
Em 2020, o Instituto Península publicou a pesquisa “Escola, movimento e esporte: cenário de desenvolvimento humano integral”, e o número impressiona. Dentre as 1.500 escolas avaliadas em todo o Brasil, apenas 17 respondentes indicaram promover o Jiu-jitsu como atividade de Educação Física. Em termos percentuais, equivale a dizer que menos de 0,01% das escolas participantes oferecem a arte suave aos alunos, seja na grade curricular seja como atividade complementar no contraturno escolar.
Ao mesmo tempo, o Jiu-jitsu brasileiro é uma modalidade de luta e esporte de origem brasileira. Ela é amplamente regulada (Confederação Brasileira de Jiu-jitsu – CBJJ), conhecida e admirada pelos brasileiros. Nessa esteira, pesquisas científicas e acadêmicas evidenciam o valor do Jiu-jitsu brasileiro no desenvolvimento humano integral das crianças e adolescentes, em suas dimensões física-motora, socioemocional, cognitiva-intelectual e ético-comportamental.
Isso significa dizer que o Jiu-jitsu brasileiro é uma modalidade esportiva fundamental na implementação e desenvolvimento das competências e habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para o componente curricular Educação Física.
Assim, há um enorme potencial para a difusão da arte suave nas escolas, particularmente através do Projeto de Lei 4478/19, que inclui a prática do Jiu-jitsu como componente opcional nos currículos do ensino fundamental. Com efeito, o “1º Encontro Internacional de Jiu-jitsu Educacional – E-BJJ” se posiciona na vanguarda desse movimento como espaço de aprendizagem, debate e difusão da cultura do Jiu-jitsu educacional entre os agentes transformadores e formadores.
Por fim, como resultado esperado, teremos debates e ações cada vez mais qualificados e organizados ao redor do propósito de implementar o Jiu-jitsu brasileiro nas escolas públicas e privadas da Educação Básica.
Público
O “1º Encontro Internacional de Jiu-jitsu Educacional – E-BJJ” é voltado aos instrutores, professores e mestres de Jiu-jitsu bem como aos educadores físicos da Educação Básica e das Secretarias Municipais e Estaduais de Esporte.
O “E-BJJ” também é voltado aos alunos e professores de Educação Física, alunos e professores de Pedagogia, gestores escolares e universitários, e dirigentes municipais e estaduais de Esporte e Educação.
Local
Online, com transmissão gratuita pelo YouTube (com emissão de certificado), e participação pela sala Zoom via inscrição, com acesso aos palestrantes e a possibilidade de fazer perguntas e comentários nas seções de Perguntas & Respostas (com emissão de certificado).
Data
05 à 08 de julho de 2021, das 19h às 21h.
Certificado de participação
30 horas.
Programação (poderá haver mudanças)
- Tema do dia 05/07 (Segunda-feira): As ações da Unesco para a Educação Física de Qualidade (EFQ) durante a pandemia: o potencial do Jiu-jitsu brasileiro
- Mediador: Beto Nunes (Alfabetos)
Palestra de Abertura: Despertar para a Educação Integral através da relação Esporte e Educação: uma luta pela conscientização.
Palestrante: Prof. Beto Cavallari, Ph.D em Filosofia e Educação pela Columbia University/NYC e Cofundador da Alfabetos.
Palestra 2: Jiu-jitsu como tratamento e prevenção dos distúrbios metabólicos.
Palestrante: Prof. Rodrigo Poderoso, Faixa-Preta 5º Grau em BJJ, doutor em Ciência do Desporto (Portugal) e professor universitário (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG)
Palestra 3: O Jiu-jitsu adaptado na prática: o potencial do Jiu-jitsu brasileiro para a inclusão.
Palestrante: Prof. Anderson Simões de Andrade, Faixa-Preta 3º Grau em BJJ e professor de jiu-jitsu inclusivo na Academia FV Team.
- Tema do dia 06/07 (Terça-feira): Jiu-jitsu na escola para crianças: casos internacionais
- Mediador: Marco Tulio Nunes (Arte Suave Milenar – BJJ Association)
Palestra 4: A experiência docente com o Jiu-jitsu na escola: narrativas profissionais dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Palestrante: Profª. Bia Campion, Faixa-Preta 3º Grau em BJJ, Bicampeã Mundial de BJJ e professora de jiu-jitsu na Educação Básica dos EAU.
Palestra 5: A experiência docente com o Jiu-jitsu na escola: narrativas profissionais da Irlanda.
Palestrante: Prof. José Henrique Saraiva, Faixa-Preta 4º Grau em BJJ, Árbitro na IBJJF (International Brazilian Jiujitsu Federation) e professor de jiu-jitsu na Academia Carlson Gracie D15, na Irlanda.
Palestra 6: A experiência docente com o Jiu-jitsu na escola: narrativas profissionais do Brasil.
Palestrante: Prof. Osmar Moraes, Faixa-Preta 4° Grau em BJJ, Formado em Educação Física (Univercidade), Especialista em Treinamento de Força e Personal Training (Famath), professor da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Head Coach da Oss Escola de Jiu Jitsu.
Palestra 7: A experiência docente com o Jiu-jitsu na escola: narrativas profissionais dos Estados Unidos.
Palestrante: Prof. Beto Nunes, Faixa-Preta 4º Grau em BJJ, Pós-graduando em Educação Física, Ludicidade, Recreação e Lazer (FAMEESP) Graduando em Educação Física (Unicesumar), professor de jiu-jitsu e cofundador da Alfabetos.
- Tema do dia 07/07 (Quarta-feira): O Jiu-jitsu brasileiro entre a competição e a colaboração educativa/criativa
- Mediador: Luiz Segundo (Origens do Jiu-jitsu/Instagram)
Palestra 8: Os “alfabetos” da Educação Básica: alfabetização e a linguagem cultural e esportiva.
Palestrante: Prof. Andrei Müzel, doutor em Ciências da Educação (Universidade Nacional de La Plata/Argentina), renomado consultor e palestrante em Educação Infantil, ex-secretário de Educação e atual vereador em Itapeva/SP.
Palestra 9: Os benefícios do método lúdico no Jiu-jitsu e diferenças do ambiente escolar e não escolar.
Palestrante: Prof. Jiddu Bastos, Faixa-Preta 3º Grau em BJJ, Mestre em Educação Física e professor de jiu-jitsu na Educação Básica dos EAU.
Palestra 10: A influência da prática do Jiu-jitsu na infância.
Palestrante: 2º Sargento da PM/RJ (BOPE), Daniel Sousa da Silva, Faixa-Preta 1º Grau em BJJ, Educador Físico (USJ) e Especialista em Musculação e Treinamento de Força (UFRJ), Esportes Aquáticos (Unyleia), Pilates e Segurança Pública e Cidadania (Faveni)..
- Tema do dia 08/07 (Quinta-feira): Aspectos legais e administrativos na implementação do Jiu-jitsu na escola: projeto de Lei 4478/19 e o instrutor profissional de BJJ
- Mediador: Beto Cavallari (Alfabetos)
Palestra 11: A gestão pública do Esporte e a implementação do Jiu-jitsu.
Palestrante: Secretário Yves Carbinatti, Faixa-Preta 2º Grau em BJJ, campeão mundial da ADCC, embaixador do Jiu-jitsu adaptado, Especialista em Gestão Pública, ex-vereador e atual Secretário Municipal de Esporte e Turismo de Rio Claro/SP.
Palestra de encerramento: O impacto do Jiu-jitsu na grade curricular: PL 4478/19 e a realização do desenvolvimento integral das crianças.
Palestrante: Mestre Leão Teixeira, Faixa-Coral 7º Grau em BJJ e fundador da Escola de Jiu Jitsu Leão Teixeira.
Valor do investimento
Inscrição com presença na sala Zoom durante os 5 dias de palestras: R$ 87,00 (vagas limitadas).
Referências para leitura
Cavallari, Beto. “Pacto pela educação e esporte na formação plena das crianças“. Site. Educação Integral, 27 de Mar. de 2021.
Confederação Brasileira de Jiu-jitsu. “Sistema geral de graduação: Sugestão de sistema de graus para praticantes entre 4 e 15 anos“. Sistema de Graduação, 2012.
Instituto Península. “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de Desenvolvimento Humano Integral“. Site. Pesquisas, 10 de Mar. de 2020.
Senado Federal. “Projeto de Lei nº 4478, de 2019“. Social – Educação, 2019.
Simeoni, Maria Cristina; Barbosa, Rodrigo de Oliveira; e Cazula, Fábio da Silva. “Jiu-jitsu na escola: possibilidade criativa e lúdica“. XIV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2019.
Sousa da Silva, Daniel; Malachias Silva, Cátia. “A influência da prática do Jiu-jitsu na infância“. Ciência Atual. vol. 11, nº 1, 2018.
Unesco. “Making the case for inclusive Quality Physical Education policy development: A Policy Brief“. Fit for life. Quality Physical Education (QPE) Project, 2021.
Unesco. “How to influence the development of Quality Physical Education policy: A policy Advocacy Toolkit for Youth“. Fit for life. Quality Physical Education (QPE) Project, 2021.
Unesco. “Quality Physical Education Policy Project: analysis of process, content and impact“. Fit for life. Quality Physical Education (QPE) Project, 2021.
Inscrição “E-BJJ”
Garanta a sua vaga na sala Zoom do E-BJJ, com acesso aos palestrantes e a possibilidade de fazer perguntas e comentários nas seções de Perguntas & Respostas (com emissão de certificado).